Tesouro Americano e Global Bonds

TESOURO AMERICANO

Instrumento considerado o título mais seguro do mercado e utilizado pelo Tesouro norte-americano para financiar a dívida dos EUA. Sua relevância global implica em que quando o FED (banco central norte-americano) aumenta a taxa de juros, outros países, principalmente os países emergentes tendem a aumentar suas taxas para conter fuga de capital.

Os títulos públicos mais populares nos EUA são os prefixados:

  • Treasury Bills (vencimento em um ano ou menos)
  • Treasury Notes (em até 10 anos)
  • Treasury Bonds (20 a 30 anos)

Obs.: Treasury Notes de 10 anos são historicamente os mais demandados.

Já os TIPS (Títulos do Tesouro Protegidos Contra a Inflação, em inglês), são os títulos indexados à inflação norte-americana e funcionam de forma diferente do nosso Tesouro IPCA+ aqui do Brasil. Lá nos EUA, a lógica é de um “IPCA -“, ou seja, ele paga inflação menos o spread.

GLOBAL BONDS

Conhecidos como títulos soberanos, são títulos da dívida externa negociados no mercado internacional. Empresas e nações emitem títulos em bolsas de valores fora de seu território, visando assim captar recursos.

Dessa forma, os títulos soberanos se tornam uma opção interessante para quem busca investir no mercado internacional, pois possuem um risco moderado se comparado a outras opções.

Ainda vale destacar que no caso dos países, as Global Bonds servem especialmente para pagar e equilibrar as contas da União, sendo que os títulos emitidos podem ser adquiridos por outras nações, empresas, instituições financeiras, entre outros.

Por exemplo, os títulos soberanos emitidos pelo Brasil são de responsabilidade do Tesouro Nacional, sendo que estes são conhecidos com títulos globais.

Portanto, ao se adquirir uma Global Bond o investidor estará “emprestando” dinheiro para um país. Assim, torna- se importante entender o funcionamento por trás deste tipo de investimento.

Global bonds tem incidência do Imposto de Renda. A cobrança segue a seguinte ordem:

  • Alíquota de 22,5% para investimentos em até 180 dias;
  • Alíquota de 20,0% para aplicações de 181 dias ou mais.

Fonte: https://statusinvest.com.br/termos/g/global-bonds