Selic – Sistema Especial de Liquidação e Custódia

Sistema computadorizado administrado pelo Banco Central.

Destina-se ao registro de títulos e depósitos interfinanceiros por meio de equipamento eletrônico de teleprocessamento, em contas gráficas abertas em nome de seus participantes, bem como ao processamento, utilizando o mesmo mecanismo, de operações de movimentação, resgates, ofertas públicas e respectivas liquidações financeiras.

Destina-se à custódia de títulos escriturais de emissão do Tesouro Nacional e do Banco Central, bem como ao registro e à liquidação de operações com os referidos títulos.

Fonte: Enciclopédia de Finanças. Enfin. Disponível: < https://enfin.com.br/> . Acesso em 30/03/2022

A taxa Selic é um elemento central da economia brasileira e indica o “preço” do dinheiro, afetando, por exemplo, a demanda de crédito ou a rentabilidade de uma série de investimentos. Aproximadamente a cada 45 dias, os membros do Copom se reúnem para definir a Meta Taxa Selic, visando cumprir a meta do governo para a inflação

A taxa overnight do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic), mais conhecida como Taxa Selic Over. Essa taxa é apresentada na forma de percentual ao ano, sendo a taxa média das operações de financiamento de um dia (compromissadas), lastreadas em títulos públicos federais, realizadas no Selic, ponderadas pelo volume das operações. É divulgada todos os dias, aproximadamente às 9 horas da manhã, sempre no dia seguinte ao dia de referência.

É importante não confundir a Taxa Selic Over com a meta para a Taxa Selic. Ao passo que a Taxa Selic Over é uma média calculada com base em operações de mercado, a meta é determinada pelo Comitê de Política Monetária (conhecido como Copom).