Precificação dos Ativos de Renda Fixa

Para formar o preço médio dos títulos públicos, é necessário uma amostra de Instituições Financeiras Precificadoras que enviam diariamente o preço indicativo de cada um dos ativos, ou seja, qual a intenção de preço para negociação pelo seu valor justo, independentemente de ocorrerem ou não negócios. Com exceção dos intermediários financeiros, as casas participantes devem enviar preços para todos os títulos em mercado. 

Fazem parte dessa amostra as instituições financeiras que se comprometam a enviar os preços diariamente para a ANBIMA, desde que tenham representatividade e relevância no segmento, com esforços de manter um balanço entre tesourarias, fundos e corretoras. Especificamente para os títulos públicos, as instituições precificadoras precisam seguir algumas regras: devem ser bancos e intermediários classificados como dealer pelo BC nas cinco últimas avaliações ou possuírem fundos de investimento presentes nas últimas seis edições do “Ranking de Gestores de Fundos de Investimento” da ANBIMA. As casas informam tanto as taxas de compra e venda firmes, ou seja, aquelas praticadas no mercado, quanto a taxa indicativa, que é o valor que a instituição precificadora entende como justo para a negociação daquele ativo, mesmo que ela não tenha necessariamente feito alguma negociação. 

Para a formação dessas taxas, é preciso que as instituições observem cotações em plataformas eletrônicas e os calls das corretoras. Quando a ANBIMA recebe essas informações, identifica os ativos que tiveram mais de cinco contribuições das instituições precificadoras naquele dia e então aplica alguns filtros para identificar possíveis dados distorcidos. Na sequência, é calculado os preços médios daqueles em que, após a aplicação do filtro 1, ainda tenham sobrado pelo menos três preços. 

Cumpridas essas duas condições, o cálculo é feito por média aritmética simples. Caso não haja informações suficientes da amostra, a média não é calculada ou os preços faltantes são apurados por interpolação.

Fonte: ANBIMA Precificação de ativos financeiros. ANBIMA. Disponível em: <https://www.anbima.com.br/data/files/8F/B5/A9/D1/D14B5710D4A1B957882BA2A8/PaperPrecificacao.pdf> . Acesso em 26/05/2022