NTN-B – Nota do Tesouro Nacional Série B

Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais rende uma taxa de juro estipulada no momento da negociação mais a variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Esses papéis pagam cupons semestrais calculados à taxa de 6% ao ano (ou 2,9563% ao semestre) sobre o valor nominal atualizado (VNA). O VNA é igual a R$ 1.000 multiplicado pelo fator de variação do IPCA entre 15/7/2000 e o dia 15 do mês atual, ou seja:

A data de pagamento de cada cupom é obtida pela contagem de seis em seis meses a partir da data de vencimento do título, retroativamente. Vale observar que, na data de vencimento, existem o pagamento do cupom e o resgate do principal. 

A negociação desse papel é feita por meio de uma cotação (COT), calculada como o valor presente do fluxo futuro dos cupons, utilizando-se uma taxa de desconto (r). O valor presente assim calculado determinará o ágio ou o deságio pretendido sobre o VNA do título. Observe, na fórmula a seguir, que, a cada semestre, existe um cupom de 2,9563%, e, no vencimento, caso o título seja negociado ao par, o investidor resgata 100% do valor de face, tendo como rentabilidade o acúmulo do IPCA para o Tesouro IPCA+ com juros semestrais.

Assim, para obter a cotação do papel, calcula-se o valor presente de um título cujo valor de resgate está na base 100 (no vencimento) e que paga juros semestrais de 6,0% ao ano (ou 2,9563% em cada semestre).

Fonte: Guia por dentro da B3. Programa de Qualificação Operacional – Certificação Profissionais. 2022. Página 241-245. E-book