CDI – Certificado de Depósito Interbancário

O CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é um título emitido por instituições financeiras para a realização de operações de empréstimo entre si, em uma modalidade de curtíssimo prazo. A média da taxa de juros cobrada nessas operações interbancárias – é chamada de taxa DI.

 A taxa DI, cujo nome completo é Taxa DI – Cetip Over (Extragrupo) é calculada pela B3 e reflete a média das taxas de juros cobradas entre instituições do mercado interbancário nas operações de emissão de Depósitos Interfinanceiros (DI) prefixados, com prazo de um dia útil, registradas e liquidadas pelos sistemas da B3. É uma das principais taxas de referência do mercado brasileiro.

Grande parte do estoque de debêntures no Brasil têm remuneração referenciada na taxa DI, e muitos Certificados de Depósito Bancário (CDB) pagam juros atrelados a essa taxa.

Quanto rende 100% do CDI em 1 ano?

Embora o cálculo seja diário, apenas para simplificar a compreensão, vamos considerar que a taxa Selic Meta neste 1 ano esteve fixada em 10% a.a. (ao ano). Nesse caso, podemos esperar que a taxa DI oscile próximo de 9,85% a.a.. Ou seja, 100% do CDI renderia cerca de 9,85% neste período de 1 ano. Isso quer dizer que quem investiu R$ 100,00 em um CDB 100% do CDI, após 1 ano teria acumulado R$ 109,85 (valor bruto, portanto, sem desconto do IR).