São associações privadas civis ou sociedades anônimas que funcionam regularmente como sistemas centralizados e multilaterais de negociação e que possibilitam o encontro e a interação de ofertas de compra e venda de valores mobiliários.
Possuem autonomia financeira, patrimonial e administrativa, sendo fiscalizadas pelo Bacen e pela CVM. As bolsas podem ter atuação separada, operando apenas como bolsa de valores, bolsa de mercadorias ou bolsa de futuros.
Fonte: Guia por dentro da B3. Programa de Qualificação Operacional – Certificação Profissionais. 2022. Página 36,37. E-book
O que é o mercado futuro?
O mercado futuro (BM&F) da B3 é um ambiente em que são comercializados contratos com prazo certo de vencimento em uma data futura. Durante esse período os contratos sofrem oscilações, principalmente em razão da oferta e demanda, o que pode resultar em ganhos ou prejuízos para os investidores.
Por exemplo, ao comprar um mini contrato de dólar em uma cotação de 4,248, com vencimento para setembro de 2020, e, no mesmo dia, o ativo sofre uma valorização para 4,311, esta diferença de ganho será creditada na sua conta dentro da corretora. Essa variação representaria um lucro em torno de R$ 630,00.
Como funciona o mercado futuro na prática?
A ideia de negociação é bastante simples. Se você comprar um contrato futuro em uma determinada cotação e o ativo valorizar, esta diferença é creditada na sua conta dentro da corretora. Em caso de desvalorização, o valor perdido é descontado. A lógica inversa também se aplica: caso o investidor venda um contrato e a cotação do ativo se desvalorize ele recebe dinheiro, caso o ativo se valorize ele paga. Os acertos dos valores são diários. A facilidade operacional de atuar na compra ou na venda permite uma liberdade muito grande para que o investidor consiga ganhar dinheiro em qualquer tendência de mercado. Explicaremos esse operacional em detalhes no próximo post!
Também na data de vencimento os contratos são finalizados, fazendo-se o último ajuste diário e se extinguindo.
No mercado futuro são comercializados:
- Commodities: açúcar, café, boi, etanol, soja, trigo, entre outros
- Índices: IBOVESPA e S&P 500
- Moedas: dólar, euro, franco, entre outras.