A análise técnica — também chamada de análise gráfica — é uma ferramenta que permite aos investidores identificar os movimentos dos ativos do mercado financeiro. O foco é o curto prazo.

Por meio da análise técnica, os traders identificam qual é a tendência do preço das ações. Ou seja, o que é mais provável acontecer com base na oferta e na demanda do momento.

Essa verificação é feita a partir do movimento de variação do preço dos ativos, que é apresentado nos gráficos. Por isso, essa análise é utilizada para qualquer mercado e os seguintes ativos:

  • ações;
  • opções;
  • contratos e minicontratos de índice e de dólar.

Para que serve a Análise Técnica

A análise de curto prazo tem o objetivo de identificar tendências de algumas horas, dias ou, no máximo, semanas. Apesar de ser impossível determinar com 100% de certeza, é possível identificar oportunidades.

A partir disso, o trader verifica o momento mais indicado de comprar ou vender. Como consequência, tem a chance de lucrar mais. De toda forma, a avaliação permite entender melhor o mercado nas operações de day trade e swing trade.

O primeiro abrange as negociações feitas em um mesmo dia. Portanto, o ativo é adquirido e vendido no período de algumas horas.

Já o segundo dura alguns dias ou semanas. Assim, você pode comprar o ativo hoje e vendê-lo somente daqui a duas semanas.

Nesse contexto, as tendências principais dos ativos na análise técnica são:

  • de alta, ou acumulação, que ocorre quando o gráfico tem topos e fundos ascendentes;
  • de baixa, ou distribuição, quando mostra topos e fundos cada vez mais baixos;
  • de lateralização, que aparece quando o preço do papel varia dentro de uma banda bem definida sem se elevar ou cair muito.

Fonte: Análise Técnica. Status Invest, 2021. Disponível em: <https://statusinvest.com.br/termos/a/analise-tecnica>. Acesso em: 01/06/2022